Habilidades de solução de problemas interpessoais (HSPI), uma das principais classes de habilidades sociais, auxiliam o indivíduo a lidar de forma construtiva com problemas e conflitos de diversas ordens, e são essenciais para a manutenção de relacionamentos satisfatórios. O desenvolvimento dessa habilidade costuma utilizar um método ordenado, que envolve, inicialmente, reconhecer, nomear e definir o problema, identificar fatores associados à manutenção do mesmo, elaborar alternativas para resolvê-lo, avaliá-las em termos de consequências, decidir a alternativa, implementá-la e, por fim, avaliar seus resultados. Considerando a importância do desenvolvimento das HSPI no cenário da adolescência, como forma lidar com as demandas da fase, o presente trabalho tem como objetivo apresentar intervenções utilizadas em um grupo de adolescentes, visando o desenvolvimento da referida habilidade. Após avaliação, o grupo de intervenção foi composto por 7 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 12 e 15 anos. Nos encontros foram utilizadas intervenções cognitivas e comportamentais, com recursos e vivências, visando estimular e ensinar o processo metacognitivo para compreensão e solução de problemas, sendo os adolescentes encorajados a relacionar o que foi observado a situações do seu cotidiano. Entre os recursos utilizados estão jogos para resolução de conflitos, vinhetas de vídeo e material ilustrativo utilizado para psicoeducação. Foi possível observar que os participantes se demonstraram ativos e colaborativos ao longo das intervenções e, a partir destas, foi possível observar que haviam compreendido bem as etapas de resolução de problemas, sinalizando assim que as atividades desenvolvidas contribuíram para a consecução do objetivo de desenvolver essa habilidade.
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