A assertividade é uma das principais classes de habilidades sociais e se refere ao desempenho socialmente competente diante de situações que requerem enfrentamento e que envolvem o risco de reação indesejável do interlocutor. Considerando a relevância de sua expressão no contexto universitário, uma vez que estudante são chamados a lidar com diferentes demandas acadêmicas (e.g., aprendizagem) e sociais (e.g., trabalhos em grupo, relação professor-aluno), o objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento assertivo de estudantes de graduação, de instituições públicas e privadas, da cidade de João Pessoa-PB, Brasil. A amostra foi composta por 139 universitários, de ambos os sexos, com idade média 22 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Foi utilizada a Escala de Assertividade de Rathus (RAS) e um questionário sociodemográfico. Os participantes foram convidados através de redes sociais por meio da plataforma Google Forms. No geral, os resultados demonstraram que os participantes obteram uma média de 109,05 (DP = 13,11) na RAS. Dessa forma, comparando-se o escore geral dos participantes com os dados normativos da escala, foi verificado que os universitários apresentaram níveis de assertividade superior à média da população. Discute-se que tal resultado pode repercutir positivamente tanto no cotidiano acadêmico vivenciado por esses universitários, como também na futura atuação profissional para a qual se preparam. Assim, abordar a assertividade no contexto acadêmico se coloca como essencial para a manutenção de boas habilidades de relações interpessoais para os estudantes.
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