O desenvolvimento de um repertório de habilidades sociais proporciona relações mais saudáveis tanto a nível pessoal como profissional, já o contrário, um repertório social empobrecido, pode constituir sintoma ou correlato de problemas psicológicos. Assim, no presente trabalho objetiva investigar as habilidades sociais dos professores da educação especial que atuam na Sala de Recurso Multifuncional da rede municipal do Município de Marabá-PA. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com trinta e cinco professores do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e um questionário. De modo geral, os sujeitos obtiveram níveis medianos de habilidade sociais, apresentando maior repertório de HS em três fatores: situações que envolviam a conversação e desenvoltura social, autocontrole da agressividade e auto exposição a desconhecidos e situações novas. Os menores repertórios foram nas situações de enfrentamento e autoafirmação com risco e de autoafirmação na expressão de sentimento positivo. Após a realização desta pesquisa, acredita-se que as habilidades sociais dos docentes, certamente, favorecem o bom desenvolvimento de seus educandos em sala de aula, entretanto necessitam de treinamento de alguns fatores que favoreçam o aprendizado de habilidades bem desenvolvidas, para realizarem bem seu trabalho de docência e possam ser modelos referenciais para ao educando e sua família de forma competente.
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