O presente estudo teve como objetivo relacionar os construtos Expectativas Acadêmicas, Maturidade para a Escolha Profissional, Habilidades Sociais e Satisfação Acadêmica com a Adaptação Acadêmica de estudantes ingressantes do curso de Psicologia. Participaram 426 universitários (M=24,17; DP=7,27), sendo 330 mulheres, 90 homens e seis não declararam o sexo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), Escala de Adaptabilidade à Carreira (EAC), Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), Inventário de Habilidades Sociais (IHS), Questionário de Educação à Carreira (QEC), Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) e Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior (ESEA). Para verificar o impacto das variáveis explicativas (Expectativas Acadêmicas, Maturidade para a Escolha Profissional, Adaptabilidade à Carreira e Habilidades Sociais) na variável critério (Adaptação Acadêmica) foi utilizada a Regressão Linear Múltipla (RLM). Os resultados apontaram que universitários com maiores escores de habilidades sociais, expectativas acadêmicas e satisfação com a experiência acadêmica são aqueles que apresentam também maiores escores nas vivências acadêmicas. Após a análise de dados da pesquisa, os resultados confirmaram que Adaptação universitária é um processo complexo e multidimensional envolvendo múltiplos fatores que estão relacionados com as vivências acadêmicas.
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SIHS UFMA
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