A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIAL NA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DE FUTUROS PROFESSORES

  • Autor
  • Luciana Aparecida Farias
  • Resumo
  •  

    A literatura aponta que as  HS e HSE são fundamentais para que professores possam desenvolver um conjunto de habilidades sociais educacionais que contribuam no desenvolvimento de estratégias e favoreça mudanças no comportamento social, afetivo e cognitivo dos estudantes (Castro e Bolsoni-Silva, 2008). Contudo, é importante que um curso de formação de professores também ofereça experiências vivenciais para o desenvolvimento de HS e HSE? Para responder a essa questão, o objetivo deste estudo é apresentar os resultados obtidos em duas atividades vivenciais, a partir de uma metodologia de caráter fenomenológico, propostas em um curso de formação de professores: o Sociodrama (10 estudantes; vespertino), no qual foi trabalhada as HS e a Pintura Espontânea (18 estudantes; noturno), na qual foi trabalhada as HSE. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado, aplicado posteriormente às vivências de forma individual, o qual procurou investigar, a partir de uma análise qualitativa, quais HS puderam ser percebidas na atividade de Sociodrama e quais emoções/sentimentos na atividade de pintura espontânea. Foi possível constatar que a atividade de Sociodrama permitiu que os estudantes percebessem a importância de se trabalhar as habilidades de comunicação, estabelecer limites e respeito ao Outro. Já a vivência de Pintura Espontânea permitiu aos estudantes perceberem que emoções estavam presentes ao pensarem na própria profissão, sendo que o medo e a insegurança predominaram nas respostas. Constatou-se, a partir dos resultados obtidos, que as atividades vivenciais oferecidas podem ser importantes instrumentos para o desenvolvimento de HS e HSE na formação de professores.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Ensino Superior, Formação de Professores
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica