Os anos finais do Ensino Fundamental (EF) é uma etapa crítica na educação brasileira. A literuratura indica que a distorção idade-série aumenta na transição do EF para o EM, em decorrência do elevado número de reprovações. Pesquisas evidenciam alguns indicadores de risco (histórico de reprovação escolar, preconceito e exposição à violência na família e extrafamiliar) e de proteção (habilidades sociais, percepção de apoio social da família, pares, professores e comunidade e clima escolar) nos anos finais do EF. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo apresentar os achados de um grupo focal, que foi realizado para avaliar as necessidades para a implementação de um programa de habilidades sociais com estudantes. Participaram 20 alunos, sendo 14 meninas com idades entre 13 a 16 anos, que estavam matriculados nos anos finais do EF, de uma escola localizada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro. O grupo focal investigou indicares de risco e proteção pessoais e contextuais nessa etapa escolar. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico; roteiro semiestruturado com perguntas norteadoras; diário de campo. Os resultados obtidos por meio de análise de conteúdo e IRAMUTEC evidenciaram as seguintes categorias: processos de ensino e aprendizagem; reprovação escolar; amizade; comunidade e família; clima escolar; violência; discriminação e preconceito. A partir dos achados do grupo focal foi customizado um programa de habilidades sociais que focou temas e habilidades sociais de maneira articulada a realidade dos participantes, caracterizada por vulnerabilidade social.
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SIHS UFMA
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