A compreensão dos processos sociais e comunicativos dos alunos com deficiência é fator essencial para inclusão escolar. O objetivo desta oficina é descrever o Programa de Promoção das Habilidades Sociais para alunos com deficiência que participam de um projeto em um hospital universitário. O PPHS é desenvolvido em 20 encontros, com 11 participantes (M = 9; DP = 3,01). A metodologia baseia-se em exposição didática sobre cada subclasse de HS, vivências, dinâmicas, atividades e tarefas de casa. As atividades são planejadas, confeccionadas e desenvolvidas com recursos da Comunicação Alternativa. Primeiramente, foram analisados os dados da avaliação multimodal. Em seguida, elaborou-se o PPHS em parceria com os graduandos de Psicologia. Cada dois ou três encontros abordam cada subclasse de HS, bem como foram acrescidos: a) temática da higiene e da sexualidade, b) exposição dos trabalhos dos participantes; c) 6 encontros de orientação aos familiares. Ao final de cada encontro, os dinamizadores orientam os familiares sobre a tarefa de casa. E, ao final de cada subclasse, os participantes respondem um protocolo de avaliação processual. Durante todo o programa, atenta-se para que seus efeitos sejam generalizados para interações com outros parceiros de comunicação e contextos. Pode-se afirmar que, mediante os resultados dos instrumentos de avaliação multimodal das HS, dos relatos dos familiares e das mudanças comportamentais dos alunos, tem ocorrido ampliação na emissão de reações habilidosas, bem como das possibilidades de comunicação em diferentes espaços, como lanchonetes, condomínios, terapias... por meio do uso intencional dos recursos de Comunicação Alternativa possibilitando a interação humana.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica