PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA - PPHS-ASFA

  • Autor
  • Patrícia Lorena Quitério
  • Co-autores
  • Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
  • Resumo
  • Quiterio, P. L. & Nunes, L. R. D’O. P. (2018). Programa de promoção de habilidades sociais para alunos sem fala articulada - PPHS-ASFA. São Paulo: Memnon.

     Este livro consiste em um manual de aplicação do PPHS-ASFA, trazendo os procedimentos, as atividades e os recursos de Comunicação Alternativa (CA) utilizados no programa. O PPHS-ASFA foi desenvolvido com o intuito de, por um lado, ensinar futuros e atuais profissionais a favorecer e expandir a comunicação de alunos sem fala articulada com seus pares em sala de aula e, por outro lado, orientar esses alunos sobre como se comunicar de forma eficaz com colegas que usam recursos alternativos. Inicialmente, é apresentada a fundamentação teórica sobre Habilidades Sociais, Treinamento de Habilidades Sociais, Habilidades Sociais e Educação Especial, Interação Social de pessoas sem fala articulada e sobre CA. Na sequência é apresentado o planejamento de cada um dos 22 encontros do PPHS-ASFA, com a descrição dos objetivos principais, as estratégias vivenciais, os conteúdos teóricos, as etapas da elaboração dos recursos de CA usados para cada subclasse de Habilidades Sociais, e os recursos materiais utilizados para promover as Habilidades Sociais dos alunos com deficiência na comunicação. Faz parte deste material arquivo em PDF com a apresentação em slides das aulas de alguns dos encontros apresentados. Esse arquivo pode ser baixado gratuitamente ao final da descrição na página do produto.

  • Palavras-chave
  • habilidades sociais, aprendizagem, educação especial
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica