Objetivou-se verificar os efeitos do uso de automonitorização em um treino de habilidades sociais (HS) na instalação de comportamentos correspondentes a HS e sua relação com o índice de adesão ao tratamento (IAT) de lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LESJ). Participaram quatro adolescentes com LESJ distribuídas por ordem de ingresso na pesquisa em duas condições. Na Condição 1, duas participantes foram submetidas ao treino de automonitorização de comportamentos de HS; na Condição 2, duas participantes foram submetidas às consultas de rotina. Todas foram avaliadas ao início e ao final do estudo. A coleta de dados seguiu o procedimento: (a) aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes (IHSA) e de Recordatório 24h (R24h) para levantamento da linha de base do IAT inicial com as quatro participantes; (b) intervenção com as duas participantes da Condição 1 a partir de uma hierarquia dos comportamentos que indicaram déficit de HS e do treino em registro de automonitorização seguido da aplicação de R24h; (c) reaplicação do IHSA e de R24h com as quatro participantes; (d) entrevista devolutiva. As participantes da Condição 1 apresentaram fortalecimento e ampliação do repertório de HS (Escore Total 1A 85 e 1B 97) e melhores resultados do IAT (1A e 1B 100%), em relação aos resultados obtidos com as participantes da Condição 2 (2A 50% e 2B 25%). Os resultados demonstram que o treino de automonitorização pode promover a instalação e a ampliação de comportamentos de HS em adolescentes com LESJ e auxiliar na promoção da adesão ao tratamento.
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SIHS UFMA
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