Em virtude do desempenho escolar e da satisfação com a vida serem ambos fenômenos multideterminados, é cada vez mais comum a literatura procurar identificar e discutir a influência de fatores de risco e de proteção em diversos contextos da vida dos estudantes. Nesse sentido, em conjunto com o desempenho escolar, a satisfação com a vida pode ser um indicador socioafetivo para compreender como os estudantes enfrentam as dificuldades do seu cotidiano acadêmico. O objetivo deste estudo foi o de investigar a associação de fatores de risco e de proteção sobre o desempenho escolar e a satisfação com a vida de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 400 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos e 26 professoras de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Escala de Percepção de Apoio Social; Questionário da Juventude Brasileira; Inventário de Burnout de Maslach. Os principais resultados mostraram que a exposição à violência na família pelos estudantes, exaustação emocional e baixa realização profissional das professoras contribuem para o baixo desempenho escolar dos estudantes. Alunos com indicadores de apoio social na família e comunidade e habilidades sociais de autocontrole apresentam maior satisfação com a vida. Os dados do estudo evidenciam variáveis contextuais e pessoais que afetam o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, fornecendo subsídios para futuras intervenções.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica