A sexualidade abrange gênero, orientação, prazer e reprodução. O início da vida sexual é uma das principais tarefas da adolescência e nesta fase do desenvolvimento destacam-se as habilidades sociais educativas parentais, na prevenção de problemas de comportamento e desenvolvimento do repertório afetivo-sexual. “Sex Education” é uma série que aborda experiências sexuais e identitárias de adolescentes. Fundamentado nos oito episódios da série, este estudo tem por objetivo identificar habilidades sociais educativas parentais que auxiliem no desenvolvimento do repertório afetivo-sexual dos adolescentes. Portanto, foram analisadas as cenas da série, enfatizando as que apresentam interação social entre pais e filhos. Apontando quais habilidades contribuiriam no suporte à educação sexual dos adolescentes. A partir da análise dos episódios, destacam-se as seguintes habilidades sociais educativas parentais: (a) expressar carinho, diálogo, encorajar e orientar tarefas escolares por parte do diretor Groff ao seu filho Adam, o que auxiliaria na construção de um relacionamento de maior cumplicidade entre pai/filho e melhoraria as interações sociais do adolescente, inclusive no âmbito sexual (b) promover diálogo, apresentar e sugerir atividades por intermédio do pai do personagem Eric, o que contribuiria na elaboração de sentimentos e comportamentos positivos relacionados à sexualidade do adolescente. Durante o enredo, os adolescentes experenciam contaminação por infecções sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e disfunções sexuais. Neste sentido, evidencia-se a importância destas habilidades no suporte aos adolescentes, sobretudo, no âmbito da sexualidade, pois favorecem a melhoria do relacionamento entre pais/filhos, previnem o engajamento em comportamentos sexuais de risco e auxiliam na promoção de saúde e bem-estar.
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