Esta pesquisa foi realizada com um grupo de oito crianças com idades entre nove e onze anos de idade do ensino fundamental que frequentavam aulas de robótica a cerca de dois anos, seus pais e professor. O objetivo desse estudo foi caracterizar o repertório de habilidades sociais dos alunos praticantes das aulas de robótica.Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para crianças (SSRS). O instrumento é composto por três questionários e tem como objetivo mensurar a frequência que a criança apresenta comportamentos socialmente habilidosos e a importância que os pais e os professor atribuem a estas, como também uma autoavalição para as crianças. Embora tenham fatores em comum, cada questionário muda o formato das perguntas e a quantidades de itens. Os resultados apontaram que a amostra apresentou escores coerentes com a norma padrão para habilidades sociais para a maioria dos fatores. A saber, na autoavaliação, os fatores com maiores pontuações foram civilidade, autocontrole e assertividade. Na avalição feita pelos pais o fator desenvoltura social teve maior pontuação. Na avaliação feita pelos professores o maior percentual foi no fator responsabilidades. A partir dos resultados percebeu-se que, para essa amostra, os resultados foram positivos com escore padrão para a maioria dos fatores. As aulas de robótica podem ter contribuído para esses resultados, porém essa afirmação depende de um estudo comparativo entre alunos que participam e que não participam de curso de robótica.
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