HABILIDADES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  • Autor
  • Ana Paula de Oliveira
  • Co-autores
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini , Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues , Taize de Oliveira.
  • Resumo
  •  

    O contexto universitário é um ambiente que exige muitas habilidades interpessoais, sejam estas voltadas para a socialização entre pares ou para demandas profissionais. Este estudo teve por objetivo descrever as habilidades sociais de universitários com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. Participaram 36 universitários de 15 cursos de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Destes, 22 eram do sexo masculino e 14 do feminino e a idade variou entre 17 a 34 anos (média= 21,36; DP=3,71). Os participantes responderam, individualmente, o Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados mostraram que, no geral, 66,7% dos participantes relataram ter repertório entre bom a altamente elaborado em habilidades sociais. Análises mais detalhadas mostraram que 47,2% dos participantes apresentaram desempenho inferior na dimensão expressão de sentimentos positivos, 11,1% apresentaram desempenho médio nas dimensões afetivo-sexual e autocontrole/enfrentamento e, 30,5% apresentaram desempenho bom em expressão de sentimento positivo e desenvoltura social.  Desempenho elaborado foi apresentado em desenvoltura social por 13,9% dos participantes e, 41,7% apresentaram desempenho altamente elaborado em autocontrole/enfrentamento. Concluiu-se que a maioria dos participantes apresentou, na escala geral, bom repertório de habilidades sociais. Ainda que com amostra reduzida, os dados contribuem com a literatura que aponta que essa população não tem dificuldades em relação as habilidades sociais.

     

  • Palavras-chave
  • Habilidades sociais, estudantes universitários, superdotados
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica