O Projeto trata de aplicação do Treinamento de Habilidades Sociais Infantis como intervenção em transtornos comportamentais com crianças e no Treinamento de Práticas Parentais com os pais na Clínica-Escola da UFPA, pautado na literatura de Del Prette. Participaram 31 crianças na faixa etária de até 12 anos, portadoras de problemas comportamentais como: agressividade, hiperatividade e conduta desafiante. O objetivo é desenvolver repertório de habilidades sociais das crianças visando estabelecer relações sociais mais saudáveis, com menor risco de rejeição por seus pares e adultos e maior capacidade de enfrentamento de dificuldades. O treinamento foi realizado em 10 sessões, com grupos de pais e crianças ocorrendo separadamente. Utilizaram-se recursos lúdicos nas sessões com as crianças: Baralho das Habilidades Sociais Infantis; Quebra-cabeças e Jogos de tabuleiro. Com os pais foram trabalhadas práticas educativas parentais; conceitos da Análise do Comportamento e aplicação do IEP (Inventário de Estilos Parentais). Para avaliar a mudança comportamental das crianças foi elaborada uma Ficha de Registro de Comportamentos, contendo 30 itens (15 de comportamentos incompatíveis às habilidades sociais e 15 de comportamentos esperados/adequados em grupo) preenchida a cada sessão por terapeutas estagiários. Os resultados mostraram que os objetivos foram atingidos parcialmente em função de circunstâncias adversas ao treinamento, como situações escolares ou domiciliares das crianças. Porém, os pais relataram significativa melhora no comportamento de seus filhos, concluindo-se que o treinamento de habilidades sociais infantis concomitantemente ao treinamento das habilidades educativas parentais são intervenções proporcionadoras de mudanças favoráveis no comportamento da criança, mesmo com as interferências situacionais adversas externas.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica