Habilidades sociais aparecem na literatura como fator protetor ao adoecimento mental e potencializador do bem estar e do desempenho acadêmico. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um treinamento de habilidades sociais (HS) em grupo com estudantes universitários. Participaram inicialmente deste estudo 15 universitários de diversos cursos de graduação da UFPE assistidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. O treinamento foi realizado em 10 sessões grupais, com frequência semanal e duração de duas horas cada, durante os meses de fevereiro a maio de 2019. Houve 2 entrevistas individuais: uma na inscrição e outra no encerramento, para feedback. Os principais temas abordados nos encontros foram: elogio e feedback, comunicação verbal, componentes não verbais e paralinguísticos da comunicação, empatia, assertividade, solução de problemas e valores de convivência. Foram conduzidos dois grupos de intervenção, sendo um com 9 e outro com 6 participantes. O IHS2-Del-Prette foi utilizado como medida de avaliação pré e pós-treinamento, tendo sido aplicado na primeira e última sessão grupal. Os resultados mostraram que 9 dos 10 participantes concluintes aumentaram no escore geral de HS e 6 progrediram na classificação clínica do repertório de HS. Todos os participantes relataram percepção de melhora nas HS. A taxa de abandono do treinamento foi de 33%, o que correspondeu a 5 estudantes. Conclui-se que o procedimento de intervenção em grupo para o treinamento de HS entre estudantes universitários mostrou-se como meio efetivo para ampliar o repertório de HS.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica