Pais são agentes de destaque no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de seus filhos por meio de suas práticas educativas e de socialização. A competência social da criança apoia sua crescente competência emocional e vice-versa, sendo essas, pois, funções interdependentes e essenciais para a adequada inserção do indivíduo em diferentes contextos ecológicos. A partir da forma como os pais expressam e regulam as suas emoções, as crianças aprendem, dentre outros aspectos, o significado emocional de eventos cotidianos. A revisão de literatura na área aponta que, atualmente, o cenário brasileiro de intervenções com pais é rico em iniciativas voltadas, primordialmente, para a promoção de habilidades sociais educativas parentais e competência social. Porém ainda são escassos grupos de orientação de pais voltados para a promoção da competência emocional. Sendo assim, o presente ensaio teórico pretende discutir a relevância da elaboração de propostas de intervenção, voltadas para pais, objetivando a promoção de competências emocionais e sociais em crianças. A literatura destaca que as habilidades socioemocionais dos pais são relevantes na promoção dessas habilidades em suas crianças. Por conseguinte, deve-se pensar em estratégias que possam fomentar nos pais as suas próprias habilidades emocionais e sociais, capacitando-os a estimular essas competências em seus filhos. Nesse sentido, as autoras do presente trabalho, no âmbito de uma universidade pública, vêm realizando estudos teóricos e empíricos sobre o desenvolvimento socioemocional e ressaltando, especialmente aos pais, o quão fundamental é o desenvolvimento das habilidades da competência emocional e social para o desenvolvimento saudável de uma criança.
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