As Habilidades Sociais (HS) se desenvolvem a partir de contextos de interação social e relações interpessoais, sendo familiares e cuidadores agentes de destaque no desenvolvimento de tais habilidades. Fundamentado em programas de promoção de HS, o Grupo de Orientação Familiar (GOF) surge a partir das crescentes dificuldades de familiares e cuidadores em desenvolver uma interação saudável com seus filhos. No contexto de uma universidade pública, duas edições do GOF foram realizadas em momentos diferentes, sendo uma em caráter preventivo e outra com foco no tratamento, abrangendo pais de crianças e adolescentes em atendimento psicológico. O GOF foi organizado em 16 encontros, trabalhando temas como estilos e práticas parentais, princípios de aprendizagem, regras e limites, consequências para comportamentos adequados e inadequados, relacionamentos familiares e modelo parental. Em cada uma das edições, participaram 7 familiares (M= 39,21, DP= 9,73) . Com o objetivo de averiguar possíveis diferenças entre os efeitos da intervenção nos dois grupos, as práticas parentais foram avaliadas pré e pós intervenção por meio das Escalas de Qualidade na Interação Familiar. A análise da intervenção pelo método JT indica a ocorrência de efeitos equivalentes nos dois grupos, com frequência de mudança positiva confiável semelhante tanto para o escore geral quanto para fatores da escala. Este estudo comparativo se propõe como uma investigação inicial sobre o impacto de intervenções parentais em contexto preventivo e remediativo e indica efetividade em ambas as condições de intervenção.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica