O objetivo deste estudo foi identificar o impacto das variáveis explicativas expectativas acadêmicas, satisfação com a experiência acadêmica, maturidade para a escolha profissional e habilidades sociais na variável critério adaptação acadêmica. Participaram 212 universitários do 1º período do curso de Psicologia, sendo 165 de instituições privadas e 47 de públicas. Foram utilizadas a Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Foi utilizada regressão linear múltipla para analisar os resultados. Os fatores Oportunidade de Desenvolvimento da ESEA, Autoexposição a Desconhecidos ou a Situações Novas do IHS e Conhecimento da Realidade Profissional da EMEP impactaram positivamente na dimensão Estudo, explicando 46% dessa variável. Outrossim, houve impacto positivo nos fatores Curso da ESEA e Autoconhecimento da EMEP e impacto negativo do fator Determinação da EMEP explicando 49% das vivências acadêmicas. As variáveis expectativas acadêmicas, satisfação com a experiência acadêmica e habilidades sociais impactaram positivamente explicando 48% da variável critério. Os resultados mostraram que estudantes integram-se melhor à universidade quando se sentem seguros em relação à escolha do curso, reconhecem as dificuldades como algo inerente do processo de adaptação e conseguem estabelecer boas relações sociais com colegas, professores e funcionários.
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SIHS UFMA
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