A adaptação acadêmica é entendida como um processo multidimensional integrado aos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem. Diversas dimensões estão envolvidas no processo adaptativo do estudante sendo que estudos têm apontado especial importância a variáveis pessoais e contextuais. Este estudo objetivou identificar diferenças entre alunos dos três primeiros períodos do curso de Psicologia em relação as variáveis: Vivências Acadêmicas, Expectativas Acadêmicas, Habilidades Sociais, Maturidade para Escolha Profissional e Satisfação com a Experiência Acadêmica. Participaram 426 universitários. Os instrumentos foram: Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido, Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior, Escala de Maturidade para a Escolha Profissional, Inventário de Habilidades Sociais e Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da Universidade. Realizou-se a comparação dos grupos utilizando-se a ANOVA. Os resultados sugerem que os alunos, no primeiro período, têm uma compreensão menos realista da realidade e consequentemente uma alta expectativa em relação ao curso e que estas, vão diminuindo significando uma compreensão mais madura da vida universitária. No processo de transição das ideias irrealistas para mais realistas, desenvolvem habilidades que facilitam o seu processo dentro da instituição, tendo em vista a dificuldade dos períodos iniciais, que requerem habilidades que facilitem sua permanência, tais como as de enfrentamento e autoafirmação com risco. Há, entretanto, uma diminuição da habilidade de conversão e desenvoltura social que pode ser explicada pelo processo de maturação do indivíduo que o faz mais prudente e atento ao meio em que se encontra.
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