De modo geral, a literatura descreve que organizações podem ser compreendidas como agrupamentos humanos intencionalmente estruturados com o propósito de atingir objetivos específicos, sendo constituídas por regras, políticas, objetivos, missões, funções, procedimentos, características e comportamentos de quem as constituem. Os comportamentos dos integrantes de uma organização são muito importantes porque são eles que produzem os resultados que a definem ou que delimitam seu papel na sociedade. Qualquer que seja o contexto profissional, os comportamentos de um indivíduo na interação ou relação com outras pessoas, do mesmo modo, afetam os resultados da organização, as outras pessoas e retroage sobre o próprio indivíduo. Os conhecimentos produzidos pelo campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS) podem trazer importantes contribuições para qualquer que seja o contexto profissional, uma vez que este se preocupa com ampliação e melhoria das interações e relações interpessoais. O objetivo do presente curso é apresentar, introdutoriamente, alguns conceitos do campo teórico-prático das Habilidades Sociais que podem ser incorporados no contexto profissional a fim de favorecer que o psicólogo seja um agente de mudança que considere a complexidade dos fenômenos psicológicos e organizacionais. Serão destacadas algumas possibilidades de capacitação em liderança e na formação profissional inicial por meio de programas de habilidades sociais e competência social.
(Modalidade Palestra)
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica