O presente estudo objetivou identificar o uso de mídias sociais, uso de drogas e as habilidades sociais de adolescentes estudantes de escolas privadas da região metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo, recorte de uma pesquisa maior aprovada pelo CEP. Utilizou-se um questionário para avaliação de dados sociodemográficos e uso de tecnologias, o ASSIST e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). A amostra foi composta por 148 adolescentes e os resultados preliminares apontaram que 56,1% (n=101) dos participantes apresentam nível médio de habilidades sociais, 53,6% (n=93) tem dificuldade em utilizar habilidades sociais principalmente nas dimensões autocontrole e abordagem afetiva. Quanto ao uso de mídias sociais durante a semana pelo celular, 97,8%(n=178) utiliza o WhatsApp, 93,4% (n=170) acessam o Youtube, 85,2% (n= 155) utilizam o Instagram, 72,4% (n= 131) acessam a Netiflix e o Facebook, 63,5% (n= 115) utilizam o Twitter, 63,2% (n= 115) utilizam Snapchat. Com relação ao uso de drogas 35 (26,9%) adolescentes indicaram precisar de intervenção breve em relação ao uso de álcool, 34 (28,6%) em relação ao uso de maconha e 13 (11,4%) em relação a alucinógenos. De uma forma geral, os adolescentes apresentaram um bom repertório total de habilidades sociais, com dificuldade média de resposta ou ansiedade na emissão das habilidades. A mídia mais utilizada é o WhatsApp e há indícios de prejuízos em relação ao uso de álcool, maconha e alucinóginos nesta população indicando a necessidade de intervenções precoces para prevenção de futuros problemas.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica