O presente estudo objetivou identificar as habilidades sociais (HS) de alunos de ensino médio e de universitários, ambos contextos privados, usuários de mídias sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo, recorte de uma pesquisa maior aprovado pelo comitê de ética. Utilizou-se um questionário para avaliação de dados sociodemográficos e uso de tecnologias, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e o Escala Multidimensional Expressão Social (EMES) para os universitários. A amostra foi composta por 148 alunos do ensino médio e 370 universitários. Os resultados preliminares apontaram que 56,1% (n=101) dos participantes do ensino médio apresentam nível médio de HS, e as dimensões com as mais altas frequências de alto repertorio foram civilidade 67,6 (n=96) e empatia 57,1% (n=84). As mais altas frequências com pouco repertório foram abordagem afetiva 38,4% (n=56) e autocontrole 28,2% (n=42). Com relação da dificuldade da emissão da resposta as dimensões com a mais altas frequências foram autocontrole 25,2% (n=35) e abordagem afetiva 23,6% (n=34). Os universitários apresentaram escore geral de HS na média e as dimensões com a mais altas frequências de pouco repertório foram expressar incomodo e aborrecimento com familiares 36,3% (n=106), falar em publico 28,9% (n= 104) e desenvolver diálogo com pessoas atraentes 22,5% (n=78). Alunos do ensino médio e universitários apresentaram um bom repertório total de HS, com dificuldades em algumas dimensões específicas ou ansiedade na emissão em seus contextos, indicando que intervenções precoces para estas HS específicas podem estar relacionadas a melhor desempenho e competência social.
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