Clima escolar, habilidades sociais e motivação para aprender no Ensino Fundamental e Médio

  • Autor
  • Giselle Glória Balbino dos Santos
  • Co-autores
  • Adriana Benevides Soares
  • Resumo
  •  

    As escolas têm como desafio o desenvolvimento de relações educativas significativas, além de estimular relacionamentos mais humanos e democráticos em seus espaços acadêmicos Desta forma, é no ambiente de ensino que foi desenvolvido este estudo que objetivou: Verificar a relação entre as variáveis motivação para aprender (MA), habilidades sociais (HS) e clima escolar (CE) nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 1º ano do Ensino Médio (EM); Comparar o CE, a MA e as HS entre os grupos de estudantes do 9º ano e 1º ano. Participaram 384 estudantes do 9º ano do EF, 194 do 1º ano de curso técnico e 199 do 1º ano do curso formação geral de escolas públicas do Rio de Janeiro. Estes responderam aos instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Clima da Escola de Delaware-Estudante e Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários. Este último apesar de ser um instrumento para universitários mensura a motivação intrínseca e extrínseca em estudantes com uma linguagem adequada para o público alvo deste estudo. Os procedimentos de análise de dados foram: Correlação de Pearson (r)  e Test t de student. O resultado apontou associação positiva e fraca entre MA, CE e HS.  Na comparação entre os grupos, o Teste t mostrou diferença  significativa nas médias dos estudantes do 1º ano em relação aos do 9ºano, nas dimensões do CE: Relação Professor Aluno; Relação entre Alunos e Bullying e no fator Empatia de HS.

  • Palavras-chave
  • Estudantes, Habilidades Sociais, Motivação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica