As escolas têm como desafio o desenvolvimento de relações educativas significativas, além de estimular relacionamentos mais humanos e democráticos em seus espaços acadêmicos Desta forma, é no ambiente de ensino que foi desenvolvido este estudo que objetivou: Verificar a relação entre as variáveis motivação para aprender (MA), habilidades sociais (HS) e clima escolar (CE) nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 1º ano do Ensino Médio (EM); Comparar o CE, a MA e as HS entre os grupos de estudantes do 9º ano e 1º ano. Participaram 384 estudantes do 9º ano do EF, 194 do 1º ano de curso técnico e 199 do 1º ano do curso formação geral de escolas públicas do Rio de Janeiro. Estes responderam aos instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Clima da Escola de Delaware-Estudante e Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários. Este último apesar de ser um instrumento para universitários mensura a motivação intrínseca e extrínseca em estudantes com uma linguagem adequada para o público alvo deste estudo. Os procedimentos de análise de dados foram: Correlação de Pearson (r) e Test t de student. O resultado apontou associação positiva e fraca entre MA, CE e HS. Na comparação entre os grupos, o Teste t mostrou diferença significativa nas médias dos estudantes do 1º ano em relação aos do 9ºano, nas dimensões do CE: Relação Professor Aluno; Relação entre Alunos e Bullying e no fator Empatia de HS.
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SIHS UFMA
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