Este relato refere-se a oficina vivencial realizada com 10 acadêmicos no Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica da UFMS/Câmpus do Pantanal. A atividade foi proposta em observância às dificuldades apresentadas em atendimento individual. Os objetivos foram ensinar Habilidades Sociais (HS) significativas para o desenvolvimento acadêmico; ampliar a frequência ou melhorar a proficiência de HS já aprendidas; e, ampliar e fortalecer a autoeficácia acadêmica. Instrumentos utilizados: Pré-intervenção - Questionário Sociodemográfico; Escala de Autoeficácia na Formação Superior (EAFS); Questionário de Avaliação de HS, Comportamentos e Contextos para Universitários (QHC). Intervenção - Roteiro de Acompanhamento Individual e materiais sugeridos no livro Competência social e HS: manual teórico-prático. Pós-intervenção - Questionário de avaliação da oficina e Inventário de classificação de comportamentos aprendidos. Realizaram-se 5 encontros com temáticas: HS Básicas; Comunicação/Interações; Assertividade; Solução de Problemas; e, Falar em Público. O QHC apontou, que todos os participantes possuíam, escores clínicos para depressão e ansiedade relacionados às dificuldades nas vivências das HS. A EAFS verificou que autoeficácia geral manteve-se em pouca e média, sendo os fatores “Ações Proativas” e “Interação Social” os que mais concentraram os resultados na variação autoeficácia frágil ou pouca. Após a intervenção, os participantes afirmaram melhoras em: comunicação, capacidade descrever comportamentos próprios e de conseguir dizer não; no comportamento de conseguir esclarecer ao interlocutor quando existe algum problema; e, capacidade de expressar sentimentos negativos adequadamente. Apesar de serem poucos encontros, o que não viabilizou a abordagem mais ampla das HS, os relatos permitem observar modificação positiva em consideração aos objetivos propostos.
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