O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento dos professores acerca da Análise do Comportamento como auxílio da inclusão escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Participaram do estudo 50 professores da rede regular de ensino municipal (1° ao 5° ano) de uma cidade no interior do Maranhão. Foram incluídos professores da rede regular de ensino municipal (1° ao 5° ano) e que aceitaram participar da pesquisa. Foram excluídos os professores que não estavam em consonância com pelo menos um dos itens supracitados. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário a respeito do conhecimento dos professores sobre Análise do Comportamento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com o n° de CAAE: 8155817.4.0000.5554 e do parecer 2.534.726. Os resultados mostraram que os professores desconhecem a Análise do Comportamento e não souberam apontar os benefícios desta ciência para a programação de ensino para o aluno com TEA, bem como as estratégias baseadas nos princípios da Análise do Comportamento para a inclusão do aluno com este diagnóstico. Conclui-se que os professores os professores precisam ter acesso a formação acerca da Análise do Comportamento e suas estratégias de ensino pois ela é uma ciência com comprovada eficácia para ensino de pessoas com TEA, portanto, parece ser uma alternativa para incluir o aluno de forma eficaz.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica