O objetivo deste estudo foi investigar quais procedimentos são utilizados por professores para avaliara e ensinar habilidades acadêmicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista em condições de inclusão escolar. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Participaram do estudo 50 professores da rede regular de ensino municipal (1° ao 5° ano) de uma cidade no interior do Maranhão. Foram incluídos professores da rede regular de ensino municipal (1° ao 5° ano) e que aceitaram participar da pesquisa. Foram excluídos os professores que não estavam em consonância com pelo menos um dos itens supracitados. Para coletar os dados utilizou-se um questionário sobre como os professores avaliam e ensinam habilidades sociais acadêmicas para os alunos com TEA. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com o n° de CAAE: 8155817.4.0000.5554 e do parecer 2.534.726. Os resultados mostraram que os professores compreendem a avaliação de habilidades como uma avaliação de rendimento. Em relação ao ensino de habilidades, muitos professores relataram não saber quais estratégias de ensino poderiam utilizar para ensinar o aluno com TEA. Conclui-se que os professores não conhecem instrumentos formais de avaliação de habilidades, o que pode ser um entrave para inclusão do aluno pois as avaliações de habilidades orientam a programação de ensino que por sequência orienta os procedimentos de ensino e adaptação curricular, que são ferramentas importantes para inclusão.
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SIHS UFMA
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