O objetivo deste estudo foi encontrar aproximações teóricas e/ou práticas entre a Musicoterapia e habilidades sociais (HS). Um levantamento de estudos foi realiza no Google Acadêmico, Scielo e Journal of music therapy, utilizando os descritores “Música e Habilidades Sociais” e “Musicoterapia e Habilidades Sociais” foram encontrados dois trabalhos que apontavam índices de desenvolvimento de HS com indivíduos que praticavam atividades musical, o que nos levou a questionar quais as aproximações do campo teórico-prático das HS à Musicoterapia. Como resultado encontramos. Aprofundando as buscas entramos alguns trabalhos entre os anos de 1970 a 2016 que mostram que músicas que fazem parte do repertório do paciente facilita na comunicação não-verbal, encontramos também que a Musicoterapia proporciona meios para se trabalhar a tolerância à frustração, o isolamento, o medo do fracasso e medo da conformidade e proporciona diferentes maneiras de expressão e comportamentos aceitáveis, bem como o aprendizado de HS que se estendem para fora do contexto clínico. No contexto organizacional, a musicoterapia favorece o fortalecimento pessoal e profissional. A partir dos achados em pesquisas que envolvem música, musicoterapia e HS, concluímos que a utilização da Musicoterapia em programas de Treinamento de HS ainda não é explorada no Brasil e que existem muitos trabalhos que citam que a musicoterapia promove desenvolvimento de habilidades sociais porém não as relacionam com o campo teórico/prático já vivenciado por tantos outros terapeutas e que apropriação dos conceitos e técnicas das HS pela Musicoterapia trariam diversos ganhos para ambas as áreas.
Palavras-chaves: música, musicoterapia, habilidades sociais.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
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