O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de uma equipe multidisciplinar acerca do brincar e procedimentos para ensinar habilidades envolvidas nesta atividade para crianças com TEA. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Participaram 07 profissionais de uma equipe de um CAPS-IJ. Foram incluídos profissionais atuantes na Instituição que tivessem nível superior e técnico, atendessem crianças com TEA e aceitassem participar da pesquisa. Foram excluídos aqueles que não entraram em concordância com pelo menos um dos critérios de inclusão. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer: 2.534.726. Os resultados mostram que os profissionais possuem pouco conhecimento acerca do brincar, não souberam dizer quais instrumentos utilizar para elaborar programas de ensino, bem como tiveram dificuldades em apontar habilidades sociais envolvidas nesta atividade e procedimentos de ensino dessas habilidades em sua prática de atendimento. Conclui-se que seja necessário que profissionais busquem qualificação sobre o ensino de habilidades relacionadas ao brincar para crianças com TEA, já que brincar é uma oportunidade de aprendizagem de uma série de habilidades como: esperar, alternância de turno, comunicação com pares, entre outras, tão importantes para a aprendizagem e interação social.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica