O objetivo deste estudo foi analisar as habilidades sociais e comportamentais de acadêmicos. Participaram 17 pessoas cursando o 2º período de Psicologia da UNISULMA. Foi utilizado a Escala “Questionário de habilidades sociais, comportamentos e contextos para universitários (QHC)”. A média de idade foi de 17,23 (DP=22,9) anos, 76,4% do sexo feminino, 23,5% do sexo masculino. O repertório de habilidades sociais dos participantes para comportamentos habilidosos foi em média de 16,88 (DP=4,58) e para comportamentos não habilidosos foi em média de 5,8% (DP=2,7). O escore em dificuldades foi relativamente baixo, que apresenta pouca frequência de comportamentos não habilidosos, produzindo consequências positivas e sentimentos positivos associados. Os resultados mostraram que os acadêmicos possuem satisfatório repertório de situações/assuntos, habilidades sociais, consequências positivas e sentimentos positivos associados. Conclui-se que há particularidades em relação às habilidades sociais de alguns acadêmicos no 2º período de graduação que precisam ser contempladas em uma avaliação que forneça subsídios para o planejamento de intervenções na ampliação de comportamentos de resolução de problema e de falar em público
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica