A escola é idealizada como um dos principais espaços de socialização e conscientização, entretanto enfrenta diversos problemas, como a indisciplina e a falta de manejo por parte dos professores. O convívio social permeado por uma relação negativa na comunidade escolar inviabiliza o desenvolvimento acadêmico e interpessoal. Para que ocorra uma educação produtiva, é necessário que haja uma inter-relação eficaz que envolva o respeito e a empatia entre todos. O presente estudo tem como objetivos compreender como a falta de habilidades sociais contribui para o desenvolvimento de um ambiente conflituoso; verificar como situações conflituosas em sala de aula podem interferir no processo de ensino aprendizagem e avaliar a contribuição das habilidades sociais no comportamento social em ambientes de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada através de uma revisão integrativa de literatura com base em dados eletrônicos obtidos a partir de materiais escritos em português e publicados nas bibliotecas SCIELO e Pepsic, a escolha baseou-se em artigos com reflexões acerca do ambiente escolar como um suporte ao desenvolvimento sociocognitivo. A escola é um ambiente rico em interações sociais e educativas que podem ser exploradas para a aprendizagem e o desenvolvimento, onde a atuação do professor requer o estabelecimento de aspectos como comunicação entre pares, entusiasmo, capacidade de lidar com críticas, uso de aprovação social e resolução de problemas interpessoais, conceituada como um processo atitudinal complexo, que envolve aspectos comportamentais, cognitivos e afetivos que se tornam articulados quando há o treinamento dessas habilidades sociais, trazendo consequências positivas para si e para outros.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica