As Habilidades Sociais (HS) estão intrinsecamente relacionadas à competência social, deste modo, o conceito de HS refere-se às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório dos sujeitos, contribuindo para a competência social e colaborando com a construção de relacionamentos saudáveis e produtivos em diversas áreas, dentre elas, no mundo laboral. Este trabalho aborda a experiência de um curso de capacitação realizada em 6 encontros em biblioteconomia realizado com 7 auxiliares da biblioteca de uma unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cujos objetivos foram: desenvolver noções básicas de atendimento ao público e HS de trabalho, como coordenar grupo; falar em público; resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos; e, abordar a temática das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Pelas características do grupo optou-se pelo método instrucional voltado para HS, mesclado com a técnica de roda de conversa para a análise de filmes como forma indireta de abordar HS, vivência das emoções e o relacionamento do grupo. Foram organizados 4 encontros instrucionais e dois momentos de “cine-pipoca”, nos quais foram utilizados os filmes Divertida Mente e Angry Birds. A utilização dos filmes colaborou na criação de um espaço descontraído que favoreceu relatos verbais dos comportamentos dos próprios participantes em situações semelhantes às demonstradas nos filmes, especialmente no que se refere em lidar com pessoas agressivas no atendimento ao público, além de aproximar o grupo, pareceu facilitar a aceitação de propostas futuras voltadas para vivências mais profundas relacionadas ao desenvolvimento de HS no ambiente de trabalho.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica