AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

  • Autor
  • JULIANA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • JOSÉLIA FONTENELE BATISTA
  • Resumo
  • O objetivo deste estudo foi analisar as habilidades sociais de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para verificar a necessidade de criação de um Programa de Habilidades Sociais voltado para o contexto profissional. Participaram do estudo 17 estudantes do 2º ano do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), sendo 13 do sexo feminino e 4 do sexo masculino com faixa etária entre 16 e 17 anos. Os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), e com isso foi avaliado o repertório de habilidades sociais. A média percentil de habilidades sociais do sexo feminino foi de 23,15 (DP=19,32) que, comparado com o grupo normativo geral, corresponde a um repertório abaixo da média inferior. Para o sexo masculino a média dos percentis de habilidades sociais foi de 46,25 (DP=28,68) que corresponde a um bom repertório de habilidades sociais. Os resultados mostraram que, para a amostra de 17 estudantes do 2º ano do ensino médio integrado ao curso de Química, o repertório de habilidades sociais está abaixo do percentil mediano, o que indica necessidade de treinamento de habilidades sociais, principalmente para o sexo feminino. Conclui-se que avaliações como esta podem fornecer subsídios para a elaboração de programas de promoção de habilidades sociais que contribuam para melhoria do repertório pessoal e, principalmente, profissional de estudantes de ensino médio profissional e tecnológico.

  • Palavras-chave
  • ensino profissionalizante, habilidades sociais, estudantes de ensino médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
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