A área clínica é um dos contextos em que as investigações sobre habilidades sociais (HS) vem crescendo significativamente. Os déficits no repertório de HS, comumente, têm sido relacionados com pior qualidade de vida e queixas clínicas manifestadas por meio de problemas de comportamento e transtornos psicológicos diversos. Dessa forma, cada vez mais as intervenções voltadas para o treinamento das HS vem sendo de grande relevância no contexto clínico, pela aplicabilidade nos mais variados tratamentos, desde quadros psicopatológicos a dificuldades gerais de relacionamento. O desenvolvimento das HS ocorre a partir de um conjunto de atividades planejadas como forma de favorecer o processo de aprendizagem de habilidades que venham prevenir/reduzir a ocorrência de comportamentos desadaptativos, sendo assim, utilizado como intervenção complementar ao processo psicoterápico. Diante do exposto, o objetivo do presente curso é apresentar os aspectos teóricos relacionados ao desenvolvimento das HS no contexto clínico, além das estratégias avaliativas e os principais recursos e técnicas que podem favorecer a melhoria do repertório de HS voltado para a competência social. Para isso serão apresentados os procedimentos e as técnicas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais no contexto clínico, viabilizando assim a ocorrência de comportamentos mais funcionais e de relacionamentos saudáveis. Dessa forma, por viabilizar mudanças de comportamentos relacionados a queixas clínicas, demarca-se a relevância do desenvolvimento de HS na prática clínica, favorecendo assim uma melhora da competência interpessoal e contribuindo com a aprendizagem de estratégias interpessoais mais adaptativas e para a obtenção de melhores resultados no processo psicoterápico.
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