O tema das práticas educativas e problemas de comportamento infantis tem sido investigado há mais de 15 anos pelo grupo de pesquisa coordenado pela segunda autora do presente curso. Assim, diversas pesquisas de caracterização e de intervenção foram conduzidas para que se pudesse compreender essa problemática e, simultaneamente, elaborar e testar o procedimento de intervenção Promove-Pais, descritos em detalhes quanto a procedimentos e resultados em um formato de livro. O Promove-Pais foi testado com base em diversos delineamentos, desde estudos de caso até experimentos de sujeito único ou de grupo, incluindo pesquisas que demonstrassem dados de eficácia e efetividade dos resultados e variáveis críticas de processo psicoterápico. Desse modo, o presente curso está organizado em três etapas: 1) Etapa conceitual: que abordará uma revisão conceitual sobre as múltiplas relações entre problemas de comportamento, habilidades sociais infantis, práticas educativas e habilidades sociais educativas parentais. Também serão incluídas discussões sobre práticas educativas, conjugalidade e saúde mental; b) Etapa – pesquisas de avaliação e intervenção: que abordará os resultados sobre desenvolvimento de instrumentos de avaliação (p. ex. o Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Pais e Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), estratégias de intervenção e resultados esperados, bem como características das habilidades de terapeutas e facilitadores de intervenções; c) Etapa – Promove-pais: descrição detalhada do procedimento Promove-Pais, com exemplos de queixas e atuação terapêutica, de forma que possa ser replicado.
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