Diferentes pesquisas mostram que interações sociais de qualidade entre pares e/ou com adultos estão relacionadas a bom desempenho escolar e redução de problemas de comportamento. Este estudo tem como objetivo analisar possíveis relações entre problemas de comportamento (PC), indicadores observáveis de aprendizagem (IOA) e habilidades sociais educativas do professor (HSE). Participaram do estudo nove alunos do Ensino Fundamental I e uma professora. Foram conduzidas três observações sistematizadas em três semanas diferentes para a avaliação de PC (com base no instrumento Teacher Report Form) e IOA (com base em pesquisa bibliográfica foram identificadas nove categorias, como p. ex. “faz analogias entre o conteúdo escolar e a vida cotidiana” e “fazer perguntas sobre o conteúdo escolar”) e cinco observações sistematizadas para a avaliação de HSE (com base no IHSE-Del Prette). Os resultados indicaram que: a) apesar de elevada frequência de PC, os alunos também apresentaram IOA; b) os PC do tipo externalizante foram mais frequentes; c) os resultados de cinco alunos indicaram alta frequência de PC e baixa ocorrência de IOA; baixa ocorrência de PC e baixa ocorrência de IOA para dois alunos; baixa ocorrência de PC e alta frequência de IOA para dois alunos; d) a categoria de HSE “Monitorar positivamente” apresentou o maior percentual de ocorrência e “Expor conteúdo sobre habilidades sociais” a menor frequência. São levantadas hipóteses de que PC podem competir com a aquisição de comportamentos que indicam aprendizagem de conteúdo escolar, bem como a necessidade de HSE específicas para manejo de dificuldades internalizantes e externalizantes.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica