A promoção de habilidades sociais (HS) deve ocorrer desde o início da vida. A infância é um período crucial para aprendizagem de comportamentos sociais positivos. Um repertório adequado de habilidades sociais está relacionado a melhor rendimento acadêmico, comportamentos relacionados à responsabilidade, cooperação, além de contribuir para prevenção do bullying e outros problemas de comportamento. Recursos já presentes na rotina infantil, como histórias, músicas, filmes e brincadeiras podem ser adotados também na promoção de habilidades sociais. A oficina será composta por apresentação teórica sobre o campo das habilidades sociais, dados de estudos empíricos e de revisão relacionados ao tema e atividades práticas sobre como explorar os recursos de modo a promover habilidades sociais em crianças. As atividades terão como foco: (a) identificar demandas e contextos viáveis para promoção de HS; (b) identificar recursos presentes na rotina das crianças que podem ser explorados de modo a promover habilidades sociais; (c) definir objetivos para utilização dos recursos; (d) selecionar recursos adequados ao objetivo que se tem e habilidade que se pretende promover; (e) elaborar uma ficha de orientação que possibilite outras pessoas explorarem o mesmo recurso de maneira direcionada. Ao final pretende-se que os participantes da oficina sejam capazes de identificar e explorar recursos infantis de modo a promover habilidades sociais nas crianças.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica