A função primordial do professor consiste em promover desenvolvimento de seu alunado, quer pedagógico ou socioemocional. Assim o professor carece de formação que de suporte para planejar e interver em situações que promovam o desenvolvimento, contudo, nem sempre ocorre e o professor vivência estresse interferindo em seu exercício profissional. O presente estudo objetivou caracterizar estresse, Habilidades Sociais (HS), Habilidade Sociais Educativas de Professores (HSE-P), antes e após os mesmos terem passado por um treinamento com foco nas HSE-P. Participaram 12 professores do Ensino Fundamental de uma escola públicas do interior paulista. Os professores foram avaliados através Inventário de Habilidades Sociais (IHS), Inventário de Habilidades Sociais Educativas – Professores (IHSE), Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL), Questionário Critério Brasil e por observações em sala de aula (antes e após o treinamento). O treinamento consistiu em oito encontros estruturados, com duração média de uma hora e meia cada, tendo como base as classes de HSE. As análises quantitativas foram realizadas através do JASP compreendendo estatística descritiva e comparação intragrupo em dois momentos. Resultados preliminares apontam ganhos com o treinamento e associações entre estresse e HS e HSE-P. A amostra será expandida e assim espera-se dar suporte baseado em evidências para o treinamento.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
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