A relação professor-aluno é importante para o processo de aprendizagem e formação do estudante universitário, por isso, a maneira como o professor interage com seus alunos afeta diretamente a qualidade da experiência acadêmica por eles vivenciada. O objetivo desse estudo é apresentar uma estrutura conceitual sobre o desempenho do professor universitário na interação com seus alunos. Tomando como base o campo teórico-prático das habilidades sociais e o enfoque operante, tal desempenho envolve: (a) variáveis do contexto em que o professor está inserido, (b) comportamentos apresentados pelo professor na interação com os alunos e (c) consequências desses comportamentos. No contexto mais amplo, destacam-se a política educacional do país e questões socioeconômicas e culturais. Já no contexto mais imediato destacam-se as variáveis relacionadas à história de vida do professor, ao aluno, à instituição de ensino em que atua e à tarefa educativa. Tais variáveis podem favorecer que o professor apresente comportamentos sociais desejáveis (denominados de habilidades sociais educativas (HSE)), que tendem a produzir resultados favoráveis para todos os envolvidos, ou comportamentos sociais indesejáveis, os quais indicam a presença de déficits de aquisição, desempenho e/ou fluência das HSE e tendem a gerar impactos negativos para alunos e professor. Essa estrutura conceitual é relevante para compreender como ocorre a interação professor-alunos na Educação Superior e, consequentemente, as variáveis envolvidas nas condições de aprendizagem disponibilizadas pelo professor aos seus alunos. Além do mais, tal estrutura sinaliza diferentes aspectos que devem ser considerados em intervenções que busquem melhorar as condições de aprendizagem na Educação Superior.
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