Conflitos interpessoais podem variar desde simples discordâncias que gerem argumentações entre duas ou mais pessoas a agressões verbais ou físicas entre elas. No ambiente escolar, identificar o modo como os alunos solucionam os conflitos pode ser um primeiro passo para elaborar intervenções objetivando prevenir/reduzir os índices de violência. Este estudo analisou as Estratégias de Resolução de Conflitos Interpessoais (ERCI) utilizadas por crianças/adolescentes entre 11 e 12 anos do Ensino Fundamental Maior, identificando e comparando as ERCI mais utilizadas pelos estudantes do sexo Masculino e Feminino, das zonas Rural e Urbana. A amostra foi composta por 20 alunos do 7º ano de duas escolas públicas, matriculados do Ensino Fundamental Maior. Os participantes responderam ao Children’s Action Tendency Scale (CATS), instrumento que apresenta 10 situações de conflito interpessoal às quais o participante deve escrever qual seria a sua reação diante de cada uma delas. De um total de 200 respostas dadas, 120 foram consideradas válidas por 4 juízes. Predominantemente identificaram-se as estratégias de agressividade (39,2%), submissão (28,3%) e assertividade (19,2%). O comparativo entre sexos apontou que as ERCI agressivas são mais frequentemente utilizadas pelas crianças/adolescentes do sexo Feminino (42,2%) e Masculino (35,7%). Os dados sugerem que as ERCI agressivas são mais utilizadas na Zona Urbana (63,5%) e as ERCI submissas são mais frequentes na Zona Rural (38,3%). Por fim, encaminham novos estudos como: investigações acerca da influência das características sociodemográficas das regiões e a influência sobre o desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos nos indivíduos e Programa de intervenção nas escolas-campo.
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