COMO DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS NA CLÍNICA SOB O ENFOQUE DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

  • Autor
  • Camila Negreiros Comodo
  • Resumo
  •  

    As habilidades sociais têm sido definidas como comportamentos sociais valorizados em determinada cultura, que possuem alta probabilidade de produzir resultados favoráveis para o indivíduo e o grupo social. A competência social, por sua vez, tem sido considerada como a avaliação do desempenho da pessoa, segundo critérios de funcionalidade (consecução dos objetivos da interação, aprovação social da comunidade verbal, manutenção ou melhora da qualidade da relação, equilíbrio de reforçadores e respeito aos direitos humanos básicos). Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior apontam correlação entre um repertório deficitário de habilidades sociais e transtornos mentais como depressão, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros. Estudos também mostram relação entre déficits em habilidades sociais e diversas situações de risco, como abuso de substâncias, problemas conjugais, timidez.  Considerando essas relações, faz-se necessário, a princípio, que o psicoterapeuta investigue as habilidades sociais e a competência social dos clientes que chegam para atendimento clínico. E a partir dessa avaliação, o psicoterapeuta precisa implementar estratégias para instalar, desenvolver e aprimorar o repertório social dos clientes. Dentro desse escopo, a presente oficina tem como objetivo apresentar exemplos de possíveis atividades, recursos e procedimentos que podem ser empregados nos atendimentos clínicos de crianças, adolescentes e adultos como forma de promover o repertório de habilidades sociais dos clientes. 

     

  • Palavras-chave
  • habilidades sociais; psicoterapia; Análise do Comportamento.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica