A literatura aponta habilidades sociais como as respostas comportamentais que devem ser aprendidas pelo indivíduo, possibilitando-o de agir de maneira adequada diante de diferentes situações. Espera-se que haja o desenvolvimento dessas habilidades no contexto natural sem um treinamento formal, mas, vez ou outra, há falhas nesse processo de aprendizagem ocasionando prejuízos ao indivíduo. O referido trabalho teve como objetivos verificar o repertório de habilidades sociais, assim como promover HS através da elaboração de um treino e conseguinte avaliar a efetividade desse treino. A zona rural foi o local escolhido em razão da identificação dessas falhas em muitos aspectos nas crianças da região. Participaram do estudo 10 crianças entre 8 e 10 anos em 8 encontros com duração de 50 minutos cada, escolhidas por indicação dos professores. As habilidades trabalhadas ao longo do treino foram empatia e civilidade, respeito, autocontrole e participação. A metodologia utilizada ocorreu através de observação sistemática, aplicação de um inventário de Habilidades Sociais para crianças para o contexto rural e aplicação do treino. O treino foi estruturado a partir de vivências com ilustração de histórias, apresentação de animações, role players, brincadeiras e atividades para casa. Ao final do treino foi reaplicado o inventário e os resultados apontaram uma melhora no que diz respeito a empatia e civilidade, corroborados pela observação ao longo do treino. Com esse trabalho foi possível confirmar a relevância de treinar habilidades que são fundamentais para o ser humano e que irão fazer a diferença na vida presente e futura dessas crianças.
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SIHS UFMA
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