O homem é um ser social, e necessita de uma variedade de comportamentos que orientam suas relações sociais. Esse repertório é chamado de habilidade social, e pode ser aprendido durante todo o ciclo de vida. Pessoas com desenvolvimento atípico, diferente de pessoas típicas, apresentam como sintoma proeminente um déficit nas relações sociais e necessitam de espaços reforçadores que propiciem a construção de um repertório comportamental socialmente habilidoso. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem despertado o interesse de diversas áreas do conhecimento. No entanto, grande parte do foco das pesquisas ainda permanece no autismo em crianças. Nesse sentido, o presente estudo se preocupa e tem como objetivo investigar as possibilidades de intervenção com adultos diagnosticados com TEA, como ferramenta para o treinamento de habilidades sociais (THS), tentativa sistemática de ensinar estratégias e habilidades interpessoais no intuito de melhorar a qualidade das interações que permeiam as relações interpessoais. Para tanto, utilizou-se como método um levantamento de referências bibliográficas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), considerando os descritores “habilidades sociais”, “adultos” e “brincar”, nas línguas portuguesa e inglesa, devido à grande quantidade de estudos no idioma Inglês. Foram selecionadas produções disponíveis na íntegra, e que apresentavam no resumo intervenções com adultos com TEA e sua relação com o desenvolvimento de habilidades sociais. Foram analisados os 57 estudos resultantes dessa seleção. Os resultados discorrem sobre a eficácia de intervenções com adultos com TEA, para o desenvolvimento de habilidades sociais. Conclui-se que o THS é uma possibilidade de intervenção eficaz com adultos atípicos.
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