Compreende-se que o brincar se configura em uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de um repertório de habilidades imprescindíveis ao convívio social. Crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem déficits no desenvolvimento de habilidades sociais e, apresentam comprometimento em habilidades necessárias para o comportamento de brincar de forma funcional. O objetivo desse estudo é identificar e analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, publicações que fazem referência à contribuição de intervenções com crianças com desenvolvimento atípico para promover o comportamento de brincar funcional para a aquisição de habilidades sociais. O procedimento metodológico adotado consistiu em um levantamento de referências bibliográficas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), considerando os uni-termos “habilidades sociais”, “crianças autistas” e “brincar”, nas línguas portuguesa e inglesa, devido a grande quantidade de estudos no idioma Inglês. Foram selecionadas produções disponíveis na íntegra, e que apresentavam no resumo a relação entre habilidades sociais e o brincar de crianças com TEA. Essa seleção resultou em doze estudos, que foram analisados em sua totalidade, e forneceram dados importantes que foram tabulados e organizados em sete categorias: país (localidade), tipo de publicação, ano de publicação, autor, principais objetivos, tipo de pesquisa, e principais resultados. Os resultados dessa análise versam sobre as evidências da relação entre o brincar e a aquisição de habilidades sociais em crianças atípicas. Destaca-se que o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica