PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS ENQUANTO CONTEXTOS ECOLÓGICOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Autor
  • Francisco Salviano Sales Nobre
  • Co-autores
  • Glauber Carvalho Nobre , Nadia Cristina Valentini
  • Resumo
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     Apoiado no Modelo Bioecológico, este estudo objetivou: 1) verificar o efeito de projetos sociais esportivos (PSE) sobre os recursos pessoais de escolares (competência motora - CM e autopercepção de aceitação social - PAS) em três subculturas do Ceará (semiárido, litoral e serra); 2) analisar como as mães percebiam as mudanças no comportamento social e motor dos filhos. O Test of Gross Motor Development 2 (TGMD 2) e a dimensão "aceitação social" da Self Perception Profile for Children foram utilizados para avaliar os recursos pessoais das crianças. O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizado para analisar as entrevistas maternas. Equações de estimativas generalizada mostraram aumentos significativos  na CM (p < 0.001, d = 1.76 e 2.10) e na PAS das crianças (p < 0.001, d entre 0.81 e 1.45), entretanto, o DSC revelou que apesar das mães identificarem mudanças no comportamento social dos seus filhos em diferentes microssistemas (escola, lar e comunidade), as mesmas não perceberam mudanças no comportamento motor dos mesmos. Os resultados do estudo ratificam a importância dos PSE enquanto contextos ecológicos de desenvolvimento humano, os quais permitem a aquisição e aumento da competência motora e reforçam positivamente o julgamento das crianças sobre as próprias competências para fazer amigos, para estar em grupos e para se sentirem aceitos socialmente. Ainda, as evidências mostraram que a percepção materna sobre o comportamento da criança é afetada pelo seu sistema de crença, o qual elege o tipo de habilidade que a ela se mostra mais importante.

  • Palavras-chave
  • estudantes, desenvolvimento motor, autopercepção, desempenho escolar
  • Modalidade
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