No decorrer da vida, novas e diferentes tarefas devem ser enfrentadas e cumpridas. Dentre as tarefas centrais na meninice temos o desempenho acadêmico, os relacionamentos sociais e a capacidade de seguir regras. Sabe-se que o cumprimento dessas tarefas decorre da interação entre o indivíduo e ambiente, no entanto, muitas vezes, essas tarefas não são cumpridas devido a fatores ligados ao próprio indivíduo como relacionados ao ambiente, o que o coloca em situação de risco. Contrário aos fatores de risco existem os de proteção que podem pertencer ao próprio indivíduo como ao ambiente com o qual interage. As habilidades sociais (HS) são consideradas fatores de proteção estabelecido à medida, que o comportamento socialmente habilidoso favorece a obtenção de reforçadores sociais importantes; dentre as HS destacamos as habilidades de solução de problemas interpessoais (HSPI), que contribuem para a flexibilidade cognitiva. As HSPI são constituídas por seis capacidades (1) gerar soluções alternativas, (2) consideração de consequências de atos sociais, (3) desenvolvimento de pensamento meio-fim, (4) desenvolvimento do pensamento social-causal, (5) sensibilidade para problemas e (6) orientação dinâmica. Diante desse contexto o presente minicurso tem como objetivo apresentar conteúdo introdutório quanto às HS e HSPI, teoria e prática, apresentado atividades que promovam o desenvolvimento das mesmas, através de atividades lúdicas e/ou programas específicos, no ambiente institucional. Espera-se poder colaborar com a formação de professores, no sentido de pensar em ferramentas para atuação e desenvolvimento das HS e HSPI como fator de proteção ao desenvolvimento.
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SIHS UFMA
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