A adolescência é um período do desenvolvimento humano marcado por transformações físicas, psicológicas e sociais, com o estabelecimento mais definido da identidade, dos padrões de comportamento e relacionamento interpessoal. Diante das demandas interpessoais características e condições e comportamentos de risco prováveis dessa etapa, as habilidades sociais podem se configurar como um importante fator de proteção para um desenvolvimento saudável. O objetivo deste estudo foi analisar as habilidades sociais de adolescentes em uma amostra não-clínica. Participaram 61 adolescentes, sendo 30 do sexo masculino e 31 do feminino, residentes em João Pessoa (PB), com idade média de 13,54 (DP=1,07). Foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), cujos resultados foram processados e analisados no software IBM SPSS versão 20. No que diz respeito ao repertório desses adolescentes, a maioria apresentou repertório abaixo da média inferior de habilidades sociais (n=20; 32,8%), que junto ao repertório médio inferior (n=6, 9,8%), totalizam quase metade da amostra (42,6%). O repertório de empatia foi o mais comprometido, com grande parte dos adolescentes apresentando repertório abaixo da média inferior (42,6%), seguido da abordagem afetiva (31,1%). Já os repertórios de assertividade e autocontrole obtiveram mais adolescentes com repertório altamente elaborado (ambos n=20; 32,8%). Não foi observada diferença significativa de repertório entre meninos e meninas nos seis fatores. Considerando os repertórios insuficientes evidenciados, está sendo delineado um programa de intervenção com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das habilidades sociais na adolescência, sobretudo as habilidades que se apresentaram de forma mais deficitária.
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