Um recurso importante na adaptação escolar é o repertório de habilidades sociais da criança para lidar com as novas demandas ambientais. Há, no entanto, uma escassez de estudos que consideram a influência das habilidades sociais e o papel mediacional do professor nesse processo de inserção. O objetivo desse estudo foi identificar e analisar os comportamentos de crianças durante o período de inserção à escola e identificar indicadores favoráveis e desfavoráveis a essa adaptação com ênfase nas concepções e habilidades sociais educativas dos professores. Foram selecionadas três escolas, duas públicas e uma privada, 4 professoras dessas instituiçõs e 10 crianças com idade entre 4 a 4 anos e 6 meses. Para a coleta de dados, foi elaborado um Protocolo de Observação da Adaptação Escolar (PROAE), que foi preenchido pelas professoras durante as 4 primeiras semanas da criança na escola. As professoras e os responsáveis pelas crianças responderam a Escala de Comportamentos Sociais de Pré-Escolares (PKBS-BR). As professoras também responderam um questionário com perguntas sobre como concebem adaptação escolar e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Prof). Serão apresentados os principais resultados, que indicaram que as crianças que apresentaram menos problemas de adaptação escolar ao longo de 4 semanas e na avaliação geral de três meses tinham melhores repertórios de habilidades sociais, e suas professoras possuíam repertório na média inferior em termos de habilidades sociais educativas. Serão, também, apresentadas as respostas das professoras sobre adaptação escolar e discutidas algumas implicações metodológicas e educacionais desses resultados, sugerindo-se planejamento de intervenção neles embasados.
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