Estudo mitodológico objetivando caracterizar Próteses com poderes de ampliação das habilidades sociais e cognitivas de adolescentes em múltiplas situações de vulnerabilidade. Utilizou-se pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, envolvendo 50 adolescentes em contextos de proteção na família e escola e 10 em situação de cumprimento de Medida Socioeducativa, em São Luís, privilegiando a dimensão simbólica organizadora do real, o paradigma da complexidade. Considerou-se a mitodologia e as estruturas antropológicas do imaginário de Durand e suas dominantes que aglutinam imagens de uma estrutura heroica, de uma estrutura mística e de uma estrutura sintética ou disseminatória. As dinâmicas envolveram narrativa dialogada com mitos da Grécia antiga, buscando-se as imagens emblemáticas que compõem o coração do mito para imantar vetores de cognição, emoção e atitudes, como teares de estratégias e táticas de resiliência, de autonomia, de previsão de consequências, de projetos de vida análise de alternativas, de resiliência, de equilíbrio emocional, de resgate e/ou fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, logrando êxito na restauração de seus caminhos e de inclusão cidadã e sócio produtiva nos novos Olimpos. Possibilitou desenho de marcos na captação de insumos na manufatura de Próteses Pedagógicas de Habilidades Sociais e Cognitivas com novelos ideomíticos que possibilitem transdutores híbridos no decifrar de enigmas desse tempo, instrumentalizando educadores e adolescentes, a tecer fios mitogênicos que venham a engendrar sentidos de ação e de existência.
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