UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EM GRADUANDOS

  • Autor
  • ANA LUIZA MARTINS APOLONIO
  • Co-autores
  • Dagma Venturini Marques Abramides
  • Resumo
  • Formar profissionais com habilidades de comunicação (HC) tem se tornado objetivo das universidades, visto que uma boa interação terapêutica profissional de saúde-paciente traz benefícios para o tratamento, maior satisfação, adesão e autogestão do paciente.  Entretanto, vários estudos avaliam essas habilidades com inventários ou observação de supervisores e/ou juízes, sem envolver o paciente. Assim, este estudo objetiva delinear um procedimento metodológico para análise multimodal das HC durante atendimento clínico de graduandos da área de saúde. Para tanto, propõe-se um estudo observacional descritivo do tipo transversal, com estudantes, pacientes, professores-supervisores e dois juízes com conhecimento sobre HC em saúde. A coleta de dados será realizada em sala de espelho, uma vez ao mês durante os atendimentos clínicos de estágio supervisionado, através de gravações que posteriormente serão analisadas e pontuadas por supervisor e juízes por meio do guia Calgary-Cambridge numa escala Likert  (0 a 4 - totalmente insatisfatório a 4 totalmente satisfatório). Ao final dos atendimentos os graduandos utilizarão o mesmo procedimento para realizar uma autoanálise, enquanto os pacientes passarão por uma entrevista semi-estruturada para identificar a percepção sobre a interação profissional-paciente e a compreensão sobre o conteúdo do atendimento. O índice de concordância Kappa da análise dos juízes deverá ser > 0,60. A pontuação do guia de juízes, professores-supervisores e graduandos será submetida à análise de variância, seguida pelo post-hoc de Tukey, quando apropriado, o que permitirá tanto a comparação entre as três percepções quanto a comparação do desempenho do estudante ao longo dos meses. As entrevistas serão analisadas qualitativamente.

  • Palavras-chave
  • ensino-aprendizagem; habilidades de comunicação; profissional-paciente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica