DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS

  • Autor
  • Talita Pereira Dias
  • Co-autores
  • Zilda A. P. Del Prette
  • Resumo
  •  

    Na atualidade, o contexto educacional brasileiro, pós Base Nacional Comum Curricular, apresenta ao professor demandas que implicam e ampliam desafios à sua formação no sentido de se capacitar para promover desenvolvimento socioemocional (DSE). O campo das habilidades sociais (HS) dispõe de bases conceituais, metodológicas e práticas que podem contribuir para essa formação, mas que são ainda pouco exploradas e disseminadas no âmbito escolar, especialmente na Educação Infantil, em que as intervenções tendem a ser mais efetivas e menos onerosas. Diante desse panorama, essa palestra objetiva discutir as possíveis contribuições do campo das Habilidades Sociais para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Para tanto, a apresentação será composta pelos seguintes elementos:: (1) o cenário atual das politicas educacionais brasileiras no âmbito da Educação Infantil, (2) as demandas e desafios à atuação do professor de Educação Infantil; (2) como as Habilidades Sociais, Habilidades Sociais Educativas e Habilidades Sociais Infantis podem contribuir para essas questões; (4) relato de experiência de um curso de capacitação, junto a 10 professores, intitulado “Habilidades Sociais na escola mediadas pelo professor de Educação Infantil”, derivado de um projeto mais amplo coordenado pelos professores Almir e Zilda Del Prette. Espera-se, a partir dessa apresentação, fomentar reflexões e discussões a respeito do papel das Habilidades Sociais para a promoção das ditas competências socioemocionais, no contexto da Educação Infantil.  

     

  • Palavras-chave
  • Habilidades Sociais, Habilidades Sociais Educativas; Habilidades Sociais Infantis; Educação Infantil;
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica